Estarão abertas as inscrições no Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto exercer suas atividades no Departamento de Ciências Econômicas de Campos na área de concentração de estatística. Período de Inscrição: 12/06/2023 a 26/06/2023...
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Iniciação Científica
Os programas de iniciação científica objetivam apresentar e incentivar os alunos no pensamento científico.
Há várias instituições que possuem programas de iniciação científica. A própria UFF possui o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), além da FAPERJ. Os alunos podem participar como bolsistas (que recebem um valor financeiro que varia de acordo com o programa) ou voluntários (não recebem remuneração).
Na iniciação científica há a figura do professor orientador, que normalmente é aquele professor que escreve o projeto e submete ao processo de seleção para obter as bolsas de IC. Os alunos participantes do projeto são selecionados pelos professores e seu nome é incluído na proposta inicial e enviada para seleção. Nesse ponto o Coeficiente de Rendimento (CR) é importante. Normalmente só podem participar do processo aqueles alunos com CR de no mínimo 6,0 ou 7,0 (dependendo do programa) além de quanto maior for o CR do aluno maior a chance do projeto ser contemplado com bolsa.
Para participar como bolsista é necessário concorrer a um processo de seleção. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) lança editais anualmente (em torno de abril) enquanto a FAPERJ possui dois períodos anuais de oferta de bolsas, que podem ser consultados aqui. Ambos os programas a solicitação é feita via on line pelo professor orientador.
Para participar de um projeto de IC como voluntário basta encontrar um professor que possa orientá-lo na área de seu interesse e perguntar se tem algum projeto disponível e tem disponibilidade de orientações. O Departamento de Pesquisa da UFF não possui nenhum cadastro (no momento) para esse tipo de IC, assim, ao final do projeto será o professor orientador que emitirá uma declaração atestando a participação do aluno no projeto