A Comissão Eleitoral Local (CEL), designada pela Determinação de Serviço ESR/UFF no 001/2023, de 27 de fevereiro de 2023, publicada no Boletim de Serviço no 47 de 10 de março de 2023, de acordo a Resolução CUV no 104/97 – Regulamento Geral das Consultas Eleitorais –...
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Iniciação Científica
Os programas de iniciação científica objetivam apresentar e incentivar os alunos no pensamento científico.
Há várias instituições que possuem programas de iniciação científica. A própria UFF possui o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), além da FAPERJ. Os alunos podem participar como bolsistas (que recebem um valor financeiro que varia de acordo com o programa) ou voluntários (não recebem remuneração).
Na iniciação científica há a figura do professor orientador, que normalmente é aquele professor que escreve o projeto e submete ao processo de seleção para obter as bolsas de IC. Os alunos participantes do projeto são selecionados pelos professores e seu nome é incluído na proposta inicial e enviada para seleção. Nesse ponto o Coeficiente de Rendimento (CR) é importante. Normalmente só podem participar do processo aqueles alunos com CR de no mínimo 6,0 ou 7,0 (dependendo do programa) além de quanto maior for o CR do aluno maior a chance do projeto ser contemplado com bolsa.
Para participar como bolsista é necessário concorrer a um processo de seleção. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) lança editais anualmente (em torno de abril) enquanto a FAPERJ possui dois períodos anuais de oferta de bolsas, que podem ser consultados aqui. Ambos os programas a solicitação é feita via on line pelo professor orientador.
Para participar de um projeto de IC como voluntário basta encontrar um professor que possa orientá-lo na área de seu interesse e perguntar se tem algum projeto disponível e tem disponibilidade de orientações. O Departamento de Pesquisa da UFF não possui nenhum cadastro (no momento) para esse tipo de IC, assim, ao final do projeto será o professor orientador que emitirá uma declaração atestando a participação do aluno no projeto